Pró e PET Saúde

O Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) têm como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, de modo a reorientar a formação profissional, através de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde, assegurando a abordagem integral do processo saúde doença e a qualificação em serviços de saúde (http://www.prosaude.org)

Desde 2002, a Universidade Federal de Goi.ás (UFG) participa do processo de mudança da formação de profissionais. Em 2005, esta instituição de ensino integrou o Pró-Saúde I e em 2007 o Pró-Saúde II. Atualmente, sete cursos da área da saúde da UFG participam do programa, sendo: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, 2012).

A Faculdade de Nutrição (FANUT/UFG) participa do Pró-Saúde e PET-Saúde desde 2009. Estudantes e profissionais da área da saúde participam dos grupos tutoriais, coordenado por professor tutor, por meio de atividades de pesquisa e extensão em Centros de Saúde da Família, Distritos Sanitários de Saúde, sede da SMS dentre outros espaços da rede de atenção à saúde e equipamentos sociais.

Em 2012, teve aprovação da terceira edição do PET- Saúde da UFG, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Firminópolis e São Luís de Montes Belos, o qual é composto por dez grupos tutoriais que, que realizam atividades de integração ensino- serviço-comunidade, pesquisas e intervenções que buscam contribuir para qualidade de vida da população local e fortalecer a relação da comunidade com os serviços de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011).

A articulação das iniciativas dos diferentes grupos tutoriais PET-Saúde permite efetivar a participação social, pressuposto do Sistema Único de Saúde (SUS), e favorece a equidade e universalidade do acesso à saúde. Uma vez que todas as ações elaboradas advêm das necessidades locais, a comunidade se insere diretamente em tais ações, favorecendo assim seu empoderamento.

Tanto a qualificação profissional de saúde quanto a formação acadêmica para o SUS são impactos observados por meio da atuação do PET-Saúde. Este programa favorece a implementação das políticas de saúde e o desenvolvimento de ações de promoção da saúde com ênfase nos determinantes sociais em saúde e no processo saúde doença. Assim, acadêmicos da área de saúde entram em contato de forma efetiva com a rede de atenção à saúde em seus diferentes níveis de atenção, vivenciando o SUS e construindo uma visão crítica acerca da realidade do sistema de saúde, o que favorece a sua atuação por meio de ações que possibilitem o fortalecimento da saúde pública.

Atualmente há 12 estudantes do Curso de Nutrição como bolsistas do Programa, dois estudantes como voluntários e 03 nutricionistas. Dentre os professores da FANUT, há representantes no Comitê Gestor Pró-Saúde e PET-Saúde, na Coordenação Local Pró-Saúde e PET-Saúde e na tutoria do PET-Saúde no Centro de Saúde da Família Recanto das Minas Gerais, além dos professores que atuam nos cenários de prática dos Programas. Nesse sentido, todos os estudantes participam da reorientação da formação profissional promovida pelo PRÓ-Saúde, por meio de disciplinas e estágios que ocorrem nas Redes de Atenção à Saúde. Já para participar como bolsista do PRÓ/PET-Saúde, estudantes e preceptores devem submeter-se a um processo seletivo, conforme editais publicados pela Pró-reitoria de Graduação da UFG. Para saber mais sobre o PRÓ/PET-Saúde, acesse:

Texto redigido em out/2013:

Ingryd Garcia de Oliveira (acadêmica do curso de Nutrição/UFG e bolsista PET-Saúde), Isabela Couto Mendonça (acadêmica do curso de Medicina/UFG e bolsista PET-Saúde), Cirurgiã-dentista Mary Anne de Souza Alves França (preceptora PET-Saúde, SMS Goiânia) e Profa Dra Marilia Mendonça Guimarães (tutora PET-Saúde, FANUT/UFG).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MINISTÉRIO DA SAPUDE. Edital nº 24 de 15 de dezembro de 2011. Estabelece a seleção de projetos de instituições de ensino superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 de dez. 2011, seção 3, n. 241.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto PRÓ- Saúde e PET- Saúde 2012/2013. Goiânia, 2012, 20p.