Curso de Nutrição da UFG

Atualizado em 30/04/19 10:13.

O curso de Nutrição é oferecido pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), e tem como objetivo formar o nutricionista generalista, humanista e crítico, capacitado a atuar, visando a segurança alimentar e nutricional e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças em indivíduos ou em grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos e na realidade econômica, política, social e cultural conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Nutrição.

Quem é o profissional Nutricionista?
O nutricionista é um profissional do Setor saúde, cujo objeto de trabalho é a alimentação e nutrição no plano individual, familiar ou coletivo, a formação técnico-científica e social deve levá-lo à compreensão:
• do Homem enquanto ser biológico e social;
• do alimento em sua natureza e processos de transformação;
• da relação entre o Homem e a alimentação em um contexto histórico-social.

Qual o valor da mensalidade?
Após o ingresso, os estudantes não pagarão qualquer tipo de taxa referente à mensalidade ou matrícula.

Qual a duração do curso?
O curso de Nutrição da UFG tem duração mínima de 10 semestres (cinco anos), sendo que, de acordo com a grade programada, os estudantes cursarão disciplinas presenciais até o 8º período do curso e em seguida realizarão os estágios supervisionados no 9º e 10º períodos.

Em que período/turno o curso acontece?
O curso de Nutrição ocorre em período integral, compreendendo os turnos matutinos e vespertinos.

Onde são ministradas as aulas?
As aulas ocorrem tanto nas salas de aulas localizadas no Campus Colemar Natal e Silva (Setor Leste Universitário) quanto nas salas de aulas localizadas no Campus Samambaia - Campus II da UFG (região norte da cidade, a 12 km do centro de Goiânia).

Como é realizado o Processo Seletivo?
O ingresso do estudante no Curso de Nutrição/UFG faz-se pelo Sistema de Seleção Unificada - SISU. O SISU é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos por meio da nota obtida no Enem, em sua edição mais recente. Todas as informações sobre a Seleção Unificada você encontra nos sites do SISU-UFG (http://sisu.ufg.br), do Centro de Seleção da UFG (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330.

Como é o processo seletivo para estudantes de outros cursos ou outras instituições e para portadores de diploma?
Nesses casos, existe um processo seletivo especial, denominado de Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Disponíveis, o qual se destina aos estudantes que desejam transferência facultativa de outra instituição de ensino, estudantes da UFG que desejam mudança de curso e portadores de diploma. Esse processo seletivo também é realizado pelo Centro de Seleção da UFG e todas as informações podem ser encontradas no site do Centro de Seleção da UFG (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330.

Posso aproveitar as disciplinas que já cursei em outros cursos de graduação ou em outras instituições?
Sim. Para isso basta que o estudante solicite em sua instituição o programa das disciplinas cursadas juntamente com o histórico escolar (ou extrato acadêmico) e abra um processo de aproveitamento de disciplinas no Centro de Gestão Acadêmica (CGA), localizado na Reitoria (Campus II). Após a abertura do processo, o mesmo será encaminhado à coordenação do curso para a análise das ementas e carga horária e verificação de compatibilidade com as disciplinas do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.
Caso haja compatibilidade, as disciplinas poderão ser aproveitadas como Núcleo Comum ou Específico do curso, ou então podem ser aproveitadas como Núcleo Livre. As disciplinas e suas respectivas cargas horárias podem ser encontradas na aba Graduação>Matriz Curricular nesse site.

Como posso saber mais sobre o curso de Nutrição?
O site da FANUT possui diversas informações importantes sobre o curso, visualize por meio do menu GRADUAÇÃO. Caso sua dúvida ainda não tenha sido esclarecida, entre em contato conosco pelo e-mail  coordenacaofanut@gmail.com ou pelo número (62) 3209-6270 (ramal 203).

Grade e corpo docente <clique aqui>

Histórico do curso de Nutrição da UFG <clique aqui>

Vídeo sobre o curso: