FANUT UFG integra rede de pesquisadores (as) sobre Pesquisa ação participa e OFERTA curso de extensão em 2020.

Entre os dias 10 a 12 de fevereiro de 2020, acontecerá em Goiânia-Goiás, na FANUT UFG o curso “PESQUISA AÇÃO PARTICIPATIVA E EMPODERAMENTO”. Este curso é fruto de um trabalho articulado com várias universidades do Brasil e dos EUA.

Trata de um curso presencial que abordará os temas: poder, empoderamento individual e comunitário e pesquisa ação participativa (PAP)/Community Based Participatory research (CBPR). O currículo do curso baseia-se na pedagogia da educação popular de Paulo Freire que combina o formal e o vivencial, desenvolvendo metodologias interativas e participativas, construindo assim um ambiente de aprendizagem baseado no diálogo e nas trocas de saberes.

 

OBJETIVOS do curso:

  • Integrar o empoderamento e pesquisa ação participativa, analisando a problemática local e as distintas formas de relação de poder que se dão nas comunidades.

 

  • Adquirir habilidades no desenvolvimento de processos participativos, para que sejam aplicados no fomento do empoderamento e na pesquisa ação participativa das comunidades para a mudança nas relações de poder e para mais equidade de saúde.

 

  • Vivenciar as técnicas ativas e participativas da educação popular de Paulo Freire como fundamento para a facilitação dos processos de empoderamento e de PAP.

 

  • Apoiar a reflexão pessoal e coletiva sobre os papéis e posições de poder e privilégio de distintos atores sociais (profissionais de saúde, de ONG, líderes comunitários, agentes comunitários, etc.) para incentivar a capacitação e processos participativos.

 

  • Trabalhar com instrumentos e métodos de procurar, medir, entender os indicadores do empoderamento e pesquisa ação participativa.

 

  • Desenvolver processos que permitam aos participantes refletir e compartilhar as experiências sobre a sua vivência quanto às relações de poder e participação social.

 

Inscrições:

- Podem ser feitas por meio do envio das informações abaixo listadas para o email: pesquisa.acaoparticipativaufg@gmail.com

- Período: 15 de janeiro a 03 de fevereiro de 2020.

- Enviar:

Nome completo, ocupação atual, local/ território de trabalho, carta de intenção. A carta de intenção deve expor como o curso pode auxiliar o desenvolvimento do trabalho e que perspectivas de atuação sobre o tema da pesquisa ação participativa e empoderamento existem. Colocar ainda que problema deve ser enfrentado ou que tema é foco de sua atuação (Máximo 2 páginas, letra Times New Roman 12, espaço 1.5).

 

INSCRIÇÕES SÃO GRATUITAS.

 

Critérios de seleção para o curso: 20 vagas!!

- Considerando os objetivos do curso terão prioridade de inscrição: pesquisadores(as), professores (as) vinculados a IES, trabalhadores com vínculo com secretarias de meio ambiente, educação, assistência social, agricultura, planejamento urbano e saúde, representantes de movimentos sociais, instituições não governamentais, coletivos independentes. Os(as) trabalhadores(as) e representantes devem atuar no estado de Goiás ou no Distrito Federal. Pré requisito: graduação concluída.

- É interesse do curso ter um grupo multiprofissional e intersetorial portanto as vagas serão distribuídas considerando estes critérios.

 

Para saber mais acesse o documento.

Fonte: Prof.ª Dr.ª Veruska Prado Alexandre Weiss.

Categorias: Ética em Pesquisa