Histórico

Conheça um pouco da história do Curso de Nutrição da UFG

 

A proposta de criação do Curso de Nutrição juntamente com o Curso de Enfermagem foi realizada em 26 de março de 1975, por iniciativa do Colegiado do Curso de Medicina, quando existiam apenas oito Cursos de Nutrição em todo o Brasil, e logo, seria o primeiro Curso na região Centro Oeste. Em 03 de junho do mesmo ano, os cursos foram criados, tendo sido nomeada a enfermeira Presciliana de Araújo, juntamente com docentes da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biológicas para comporem a comissão de implantação dos cursos.

 

Em fevereiro de 1976, foi instalado o Colegiado dos Cursos de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina e nesse mesmo ano teve a realização do primeiro vestibular.

 

No ano de 1977 foi aprovada a criação do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina, aos quais os dois cursos se vinculavam.

 

Nesse mesmo ano, os cursos tiveram seus primeiros docentes nutricionistas e enfermeiras e, Maria Altina Moreira foi a primeira nutricionista contratada como docente do Curso de Nutrição. Outra pioneira que acompanhou a trajetória da implantação do Curso de Nutrição desde a criação do Colegiado dos Cursos de Enfermagem e Nutrição foi a técnica administrativa Luzia Aparecida. O Curso de Nutrição também teve como fundadoras as professoras Iara Barreto, Dulce Terezinha Oliveira da Cunha, Maria Batista de Deus e Maria de Fátima Gil.

 

A partir de 1981, o curso de Nutrição passou a ser ministrado pela recém-criada Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN) da UFG e com a reforma da estrutura administrativa da UFG, a FEN foi desmembrada em duas unidades acadêmicas, com isso, em dezembro de 1996 criou-se a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT).

 

O curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), situado na área de Ciências da Saúde, é ofertado pela Faculdade de Nutrição (FANUT), na forma de curso presencial, modalidade bacharelado, regime semestral e período integral. A missão da FANUT é formar nutricionistas e produzir conhecimentos em alimentação, nutrição e saúde, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.

 

Em 1996, a FANUT iniciou no espaço da unidade acadêmica, ações no campo da pós-graduação com a criação do primeiro curso Lato sensu, intitulado Especialização em Alimentação Institucional. Nesse mesmo ano, atendendo a Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Curso de Nutrição/FANUT, diante da necessidade de romper com o conceito restrito de currículo considerado como grade curricular, implementou sua proposta de reformulação curricular.

 

Criado com 15 (quinze) vagas, o curso de Nutrição logo passou a oferecer 30 vagas anuais. Em 1997, visando democratizar o acesso, suas vagas foram aumentadas para 36 (trinta e seis) e em 1998 passou a oferecer 40 (quarenta) vagas anuais. 

 

Atendendo ao Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG/UFG), aprovado em 2002, bem como às orientações da Pró–Reitoria de Graduação, a FANUT em 2004 implantou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC-NUT), Resolução CEPEC nº 700 de 17 de dezembro de 2004.

 

Em 2008, a FANUT fortaleceu sua pós-graduação com a criação do curso Stricto sensu em Nutrição e Saúde (PPGNUT), a nível mestrado.

 

Em 2009, a Faculdade fez a adesão ao Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e passou a oferecer 36 (trinta e seis) vagas semestrais, com duas entradas por ano. 

 

No âmbito do ensino na graduação, a experiência adquirida com a implantação do PPC-NUT (2004) indicou a necessidade de mudanças que buscassem desenvolver uma aprendizagem baseada em competências, em problemas e em evidências científicas. Neste contexto, iniciou-se a partir de 2010 um processo de discussão e avaliação do Projeto Pedagógico pelos docentes da FANUT, e culminou no novo PPC, sendo aprovada pela Pró–Reitoria de Graduação, Resolução CEPEC nº 1228 de 06 de dezembro de 2013.

 

Mais recentemente, o PPGNUT teve aprovada a proposta para abertura do curso de doutorado, com início da primeira turma em 2019. Além disso, a FANUT também possui cursos aprovados e reconhecidos pelo MEC de especialização Lato sensu, na área de Nutrição Clínica e de Nutrição em Esportes e Fisiologia do Exercício.

 

Vídeo Institucional: 

 

Veja também: 

Conheça o Curso de Nutrição da UFG

Disciplinas do Curso de Nutrição da UFG