PETNUT - Programa de Educação Tutorial

Apresentação

O PET foi criado em 1979 durante a ditadura com o nome de Programa Especial de Treinamento, com o intuito de solucionar certos problemas encontrados na educação superior, como aprendizagem tecnicista, pouco crítica e de baixo compromisso social em suas áreas. Em 2004 o programa deixa de ser visto como um “treinamento especial”, que prepara acadêmicos para o acesso à pesquisa e à pós-graduação e passa a se caracterizar pela sua metodologia, a “educação tutorial” recebendo o título de “Programa de Educação Tutorial”. Atualmente existem 841 grupos PET no Brasil, sendo desenvolvido por equipes de estudantes, com a tutoria de um docente, organizados a partir da formação em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior.

No curso de Nutrição/UFG, o PET foi criado em 2007 e completa em 2019, 11 anos de atividades orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre a tríade ensino, pesquisa e extensão. Assim, o grupo PET visa desenvolver projetos que oportunizam a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e a formação cidadã. Os projetos do PET Nutrição articulam-se ao Projeto Pedagógico do Curso, pois se propõem a atuar na formação profissional junto à indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Por meio das atividades propostas, os estudantes terão a oportunidade de identificar necessidades do ensino, do serviço e da comunidade e a partir delas, praticar a tomada de decisões e proposição de soluções, por meio de escuta, discussão e respeito à diversidade de ideias. O desenvolvimento das ações no PET também se alicerçam nas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001), com vistas ao desenvolvimento das habilidades de liderança, tomada de decisões, atenção à saúde e comunicação. Assim, este programa visa o desenvolvimento de projetos e ações pautadas na cidadania e na função social do ensino superior.

Missão: contribuir para a formação acadêmica ampliada, humanística e crítica, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Visão: Ser reconhecido como um programa de referência na multiplicidade de experiências em ensino, pesquisa e extensão para uma formação em nutrição de maneira holística.

Valores: respeito, união, pluralidade, proatividade, liderança, horizontalidade.

Equipe:

• Tutora: Profª Dra Marília Mendonça Guimarães
  • Petianas: Ana Clara Andrade Santos, Andressa Lemes de Assis, Beatriz Matias Zedes, Daniela de Campos Faria, Elisa Silva Correa, Evelyn de Oliveira Carneiro,Júlia Machado Borelli, Ludmilla Fernandes Silva, Marina de Sá, Marina Pinheiro, Mariana Martins Moreira, Hortência Kettelen Souza Luz.
  • Petianos egressos: Ana Carolina de Vieira Teixeira, Alexandre Soares da Silva, Amanda Bento de Siqueira, Ana Carolina Rezende, Ana Paula Guimarães de Moraes, Ana Paula Nunes Bento, Beatriz Assis Carvalho, Beatriz Bacheschi do Carmo Benetti, Beatriz Cristina de Oliveira, Bianca Correchel Salomon Cabral, Carla Cristina de Morais, Cibele Souto de Paiva, Clara Sandra de Araujo Sugizaki, Cleia Patrícia Rodrigues Grabowski, Cristina Camargo Pereira, Cyntia Alves Miranda, Daniela Ayumi Amemiya, Danielly Souza Pires, Débora Estevão de Sousa, Dennia Pires de Amorim Trindade, Elisa da Silva Nascimento, Ester Gonçalves de Arruda Silva, Eveline Gomes Rosa de Moura, Fernando Marcello Pereira, Francielle Gomes de Souza Duarte, Francisca, Deynes da Silva Oliveira, Gabriela de Lima Santiago, Gabriela Silva Mendes Coutinho, Gabrielle de Lima Borba, Geovanna Pereira de Oliveira, Grace Kelly de Sousa Lovi, Helen Gardênia Arão Silva Pereira, Izabella Cristina Tabosa Sertão, Jéssika Dayane Pereira Soares, Julia Graciela Plaza de Oliveira, Júlia Sousa Malta, Juliana Barbosa Bartholomei, Kamila Yumiko Amemiya, Karem Lays Soares Lopes, Katiusse Rodrigues Romeiro, Laís Teixeira Bittencourt, Laísa Ribeiro Silva, Larissa Gomes Bernardo, Larissa Morinaga Matida, Laryssa Ferreira Sampaio, Laryssa Ferreira Sampaio, Lays Serafim Ribeiro, Letícia Caixeta Mesquita, Letícia Nunes Roriz, Lídia Laborão Meirelles, Lívia Milhomem Silva, Lorena Andrade de Aguiar, Lorena Charife Rodrigues, Lorraynne Barbosa de Assunção, Maria das Graças Freitas de Carvalho, Maria Irene de Castro Barbosa, Maria Luiza Rezende Ribeiro, Mariana Aparecida Fulanette Corrêa, Mariana de Morais Cordeiro, Mariana Luiza Alves de Sousa, Marília Arantes Rezio, Marília Araújo Silva, Mayra Alarcon Jeronimo da Silva, Maysa Marques Ramos, Michelle Adler de Oliveira, Morganna Mayra Batista Azevedo, Natália Magalhães Costa, Nathalia Chaveiro Cunha, Pauliene Christielly Cardoso da Silva, Polianna Ribeiro Santos, Rayane Pimenta Lima Lopes, Reika Dí César Motobu, Renata David de Moraes, Rhutiellen Gomes Matos, Suzana de Santana Martins, Tainan Pereira Azevedo, Taynara Rezende Silva, Thaís Cristina Borges, Valeska Inques Rocha Duarte, Vanessa Alves de Araújo, Victória Araújo Ganzaroli Amador, Victória Fabiano Arantes de Barros.
  • Tutoras egressas: Estelamaris Tronco Mônego e Raquel Cardoso de Andrade Santiago

Atividades/Ações:

• Pesquisa:
  1. Comportamento alimentar e fatores associados em estudantes de graduação em Nutrição
  2. Exposição de nutrizes aos resíduos de agrotóxicos por meio do consumo alimentar
  • Ensino:
  1. Simpósio PET NUT
  2. Minicursos PET NUT
  3. Biblioteca Virtual PET NUT
  4. Grupo de Discussão
  5. Grupo de Estudos
  6. Apoio em laboratórios