Curso de Nutrição da UFG

Sobre o Curso

O curso de Nutrição é ofertado pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), e tem como objetivo formar o nutricionista generalista, humanista e crítico, capacitado a atuar, com vistas à Segurança Alimentar e Nutricional e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para: a promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças em indivíduos ou em grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos e na realidade econômica, política, social e cultural conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Nutrição.

Quem é o profissional Nutricionista?

O nutricionista é um profissional do Setor saúde, cujo objeto de trabalho é a relação entre a alimentação e nutrição no plano individual, familiar ou coletivo, além da formação técnico-científica e social as quais devem levá-lo à compreensão:

• do Homem enquanto ser biológico e social;
  • do alimento em sua natureza e processos de transformação;
  • da relação entre o Homem e a alimentação em um contexto histórico-social.

Qual o valor da mensalidade?

Após o ingresso, os estudantes não pagarão qualquer tipo de taxa referente à mensalidade ou matrícula, tendo em vista que a FANUT UFG é uma instituição pública, gratuita e de qualidade.

Qual a duração do curso?

O curso de Nutrição da UFG tem duração mínima de 10 semestres (cinco anos), em caráter presencial, sendo que, de acordo com a grade programada, os estudantes cursarão disciplinas obrigatórias e optativas dos núcleos comuns e específico até o 8º período do curso e em seguida realizarão os estágios obrigatórios supervisionados nos 9º e 10º períodos.

Em que período/turno o curso acontece?

O curso de Nutrição ocorre em período integral, compreendendo os turnos matutino e vespertino.

Onde são ministradas as aulas?

As aulas ocorrem tanto nas salas de aulas localizadas no Campus Colemar Natal e Silva (Setor Leste Universitário) quanto nas salas de aulas localizadas no Campus Samambaia - Campus II da UFG, próximo ao Itatiaia (região norte da cidade, a 12 km do centro de Goiânia). Além das atividades práticas em campos conveniados, como hospitais, unidades de saúde e educação, restaurantes em diversos locais da cidade e/ou estado.

Como é realizado o Processo Seletivo?

O ingresso do estudante no Curso de Nutrição/UFG faz-se pelo Sistema de Seleção Unificada - SISU. O SISU é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos por meio da nota obtida no Enem, em sua edição mais recente. Todas as informações sobre a Seleção Unificada você encontra nos sites do SISU-UFG (http://sisu.ufg.br), do Centro de Seleção da UFG (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330. Além disso, há vagas para transferência facultativa (candidatos de outras instituições de ensino superior que desejam continuar o curso na UFG), portador de diploma e mudança de curso (exclusivo para estudantes regularmente matriculados na UFG)

Como é o processo seletivo para estudantes de outros cursos ou outras instituições e para portadores de diploma?

Nesses casos, existe um processo seletivo especial, denominado de Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Disponíveis, o qual também é realizado pelo Centro de Seleção da UFG e todas as informações podem ser encontradas no site do Centro de Seleção da UFG (http://cs.ufg.br) ou pelo número (62) 3209-6330.

Posso aproveitar as disciplinas que já cursei em outros cursos de graduação ou em outras instituições?

Sim. Para isso basta que o estudante solicite em sua instituição o programa das disciplinas cursadas juntamente com o histórico escolar (ou extrato acadêmico) e abra um processo de aproveitamento de disciplinas no Centro de Gestão Acadêmica (CGA), localizado na Reitoria (Campus II). Após a abertura do processo, o mesmo será encaminhado à coordenação do curso para a análise das ementas e carga horária e verificação de compatibilidade com as disciplinas do curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.

Caso haja compatibilidade, as disciplinas poderão ser aproveitadas como Núcleo Comum ou Específico do curso, ou então podem ser aproveitadas como Núcleo Livre. As disciplinas e suas respectivas cargas horárias podem ser encontradas na aba Graduação>Matriz Curricular nesse site.

Como posso saber mais sobre o curso de Nutrição?

O site da FANUT possui diversas informações importantes sobre o curso, visualize por meio do menu GRADUAÇÃO. Pode consultar também a página do Instagram da Faculdade de Nutrição, a qual disponibiliza uma série de informações sobre o curso e depoimentos de nutricionistas que formaram na FANUT UFG, bem como no canal no YouTube. Caso sua dúvida ainda não tenha sido esclarecida, entre em contato conosco pelo e-mail  coordenacaofanut@gmail.com, pelo telefone (62) 3209-6270 (ramal 203) ou pelo Whatsapp (6232096270).

Vídeo sobre o curso: