Coma Bem!! Caderno de receitas com dicas de alimentação saudável

Atualizado em 27/05/20 15:19.

>Download do Livro<

A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT UFG) apresenta neste material dicas para uma alimentação adequada e saudável para os tempos de isolamento social voltado para o controle da disseminação do “coronavírus”.

Este documento compõe uma série de materiais educativos produzidos por professores da FANUT UFG, somando assim esforços para a superação da crise desencadeada por esta nova doença.

Uma alimentação adequada, saudável e sustentável prevê a redução do desperdício de alimentos. Essa atitude é um ato individual de cidadania, onde cada pessoa pode refletir sobre a sua relação com o meio ambiente, com a sociedade, assim como, com o enorme número de pessoas que passam fome todos os dias.

Na atual situação, é muito importante, que a redução do desperdício seja tomada como uma ação central para a consolidação de uma alimentação saudável, saborosa e econômica. Para adotá-la, é importante atentar a algumas estratégias básicas. Dentre elas, o aumento do consumo de alimentos frescos, que incluam frutas, verduras e cereais integrais, preferencialmente da época, produzidos na sua região e com o mínimo de embalagens.

Sugerimos ainda que as carnes sejam consumidas com moderação, mas atentem-se para o consumo dos demais alimentos, principalmente feijões, grão-de-bico, lentilha e outras leguminosas.

Ao cozinhar opte por preparar apenas o suficiente para o consumo na refeição ou no dia (ex. almoço e jantar), afim de evitar sobras. Entretanto, se sobrar alguma coisa, reutilize em novas receitas.

Para uso de sobras de preparações ou alimentos que não foram consumidos em alguma refeição, é importante que sejam conservados em geladeira para usar em outra ocasião (atenção para o prazo de 3 dias para uso).

Vale ressaltar que, esses alimentos podem ser reaquecidos ou mesmo utilizados em uma infinidade de novas receitas como, molhos para massas, sopas, bolinhos, recheios para tortas e até mesmo ingredientes principais de pratos clássicos.

Assim, é possível estabelecer concretamente uma redução no desperdício, com consumos mais consciente e ecológico onde se possa fazer mais com menos ou mesmo menos com menos.

Bom apetite, com muito sabor!

Vídeo

Técnica de branqueamento - alguns vegetais podem ser congelados por até 3 meses e ter as suas propriedades preservadas, utilizando a técnica de branqueamento. Veja como fazer em nosso vídeo: