Laboratório de Nutrição e Análise de Alimentos da UFG

Principais atividades do LANAL/UFG

O Laboratório de Nutrição e Análise de Alimentos da UFG (LANAL/UFG) fornece apoio profissional e infraestrutura para atividades práticas de ensino e pesquisa em análise de alimentos. No laboratório, são realizadas as aulas experimentais da disciplina de Bromatologia do curso de Nutrição e atividades de pesquisa sobre composição química dos alimentos. No LANAL/UFG os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado encontram o apoio e os materiais necessários para a realização de suas análises. O laboratório não realiza análises por meio de prestação de serviços para empresas.

Principais análises realizadas

• Umidade
  • Resíduo mineral fixo (cinzas)
  • Lipídeos
  • Proteínas
  • Compostos fenólicos totais
  • Carotenoides totais
  • Capacidade antioxidante

Estrutura Física

LANAL - estrutura

Principais equipamentos do LANAL/UFG

• Balanças analíticas
  • Estufas de secagem simples, com ventilação e a vácuo
  • Blocos digestores
  • Destiladores de nitrogênio
  • Banhos-maria
  • Centrífuga refrigerada
  • Espectrofotômetro
  • Evaporador rotativo
  • Banho ultrassônico
  • Capela de exaustão

Clique aqui para conferir a relação completa de equipamentos do LANAL

Procedimento de uso do laboratório

Você é aluno(a) ou pesquisador(a) e tem interesse em realizar pesquisas sobre composição de alimentos? O Laboratório de Nutrição e Análise de Alimentos está à disposição para atendê-lo(a). Para utilizar o laboratório, basta que você siga esse passo-a-passo:

1. Certifique-se de que você possui vínculo com a UFG. Caso você não seja aluno(a) da Faculdade de Nutrição/UFG, converse antes com um(a) professor(a) ou técnico de laboratório da faculdade para supervisionar o seu trabalho no LANAL/UFG.
  2. Antes de realizar as análises no LANAL/UFG, você deve conhecer as normas de utilização do laboratório.
  3. Preencha o formulário de cadastro, disponível aqui no site.
  4. Com o formulário preenchido e assinado, é só procurar o Prof. Rodrigo Barbosa ou a Profa. Tânia Aparecida, que coordenam o laboratório, para entregar o formulário e combinar os detalhes de uso.
  5. Converse também com o Tiago (técnico do laboratório), ele lhe auxiliará na utilização do laboratório.
  6. Não se esqueça de planejar seus experimentos com antecedência, de conferir a agenda e de fazer a reserva de uso do laboratório, antes de começar suas análises.
  7. Caso necessite de mais informações, temos aqui no site uma seção com arquivos úteis, que podem auxiliá-lo(la). Entre sempre em contato conosco em caso de dúvidas!

Pronto! Aqui está o roteiro. Estamos esperando por você!

• Profª Drª Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira (Coordenadora)
  • Profª Drª Patrícia Amaral Souza Tette (Vice-coordenadora)
  • MSc. Tiago Dias (Químico)

Horário de expediente

• Segunda a sexta-feira, das 8:00h às 18:00h.
  • Horário de trabalho do técnico: 8:00h às 12:00h / 13:00h às 17:00h.