Histórico
O curso de graduação em Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), situado na área de Ciências da Saúde, é oferecido pela Faculdade de Nutrição (FANUT), na forma de curso presencial, modalidade bacharelado, regime semestral e período integral. A missão da FANUT é formar nutricionistas e produzir conhecimentos em alimentação, nutrição e saúde, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.
O curso foi criado em 1975, juntamente com o curso de Enfermagem, integrando a Faculdade de Medicina desta Instituição de Ensino. O curso teve início em 1976, com a realização do primeiro vestibular. Naquele ano, foi criado o Colegiado dos cursos de Enfermagem e Nutrição e em 1977 foi aprovada a criação do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina, aos quais os dois cursos se vinculavam.
Posteriormente, em 1981, o curso de Nutrição passou a ser ministrado pelo Departamento de Nutrição da recém criada Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN) da UFG. A partir da reforma da estrutura administrativa da UFG, a FEN foi desmembrada em duas unidades acadêmicas em dezembro de 1996; uma delas é a atual Faculdade de Nutrição (FANUT).
Em 1996, com base na Lei nº 9394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), a FANUT com a necessidade de romper com o conceito restrito de currículo considerado como grade curricular, implementou sua proposta de reformulação curricular.
Em 2003, atendendo ao Regulamento Geral dos Cursos de Graduação (RGCG/UFG), aprovado em 2002, bem como às orientações da Pró–Reitoria de Graduação, a FANUT elaborou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC-NUT), Resolução nº 700 de 17 de dezembro de 2004 (UFG, 2004), implementado no ano de 2004.
A experiência adquirida com a implantação do PPC-NUT, 2004 (UFG, 2004) indicou a necessidade de mudanças que buscassem desenvolver uma aprendizagem baseada em competências, em problemas e em evidências científicas. Neste contexto, iniciou-se a partir de 2010 um processo de discussão e avaliação do projeto pedagógico pelos docentes da FANUT, e culminou no novo PPC, sendo aprovada pela Pró–Reitoria de Graduação, em 2013.
Criado com 15 (quinze) vagas, o curso de Nutrição logo passou a oferecer 30 vagas anuais. Em 1997, visando democratizar o acesso, suas vagas foram aumentadas para 36 (trinta e seis) e em 1998 passou a oferecer 40 (quarenta) vagas anuais. Em 2010, participou do projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), e passou a oferecer 36 (trinta e seis) vagas semestrais, com duas entradas por ano.
Além do Curso de graduação em Nutrição, a FANUT oferece 1 (um) curso stricto sensu em Nutrição e Saúde e 2 (dois) cursos lato sensu, sendo em Nutrição Clínica e outro em Controle de Qualidade e Gerenciamento da Produção de Alimentos.
URL relacionada: /p/4992-historico |
---|