imagem-artigo-malaine

Pesquisa da UFG reduz de 26% para 2,7% a prevalência de anemia em crianças menores de 24 meses de Goiânia

O resultado da pesquisa foi publicado na revista internacional Nutrients.

No último dia 23 de junho, foi publicado na revista Nutrients o artigo "Effect of Fortification with Multiple Micronutrient Powder on the Prevention and Treatment of Iron Deficiency and Anaemia in Brazilian Children: A Randomized Clinical Trial".

Esse trabalho é fruto da tese de doutorado da nutricionista Malaine Morais Alves Machado, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG, que desenvolveu seu trabalho no estudo “Efetividade da fortificação com micronutrientes em pó na prevenção e tratamento da deficiência de micronutrientes: um ensaio clínico randomizado”, coordenado pela Profª Drª Maria Claret Costa Monteiro Hadler, que também foi a orientadora da doutoranda.

Esse estudo concorreu em duas chamadas públicas do Ministério da Saúde e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) que o financiaram via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - CNPq/MS/SCTIE/DECIT/SAS/DAB/CGAN Nº 13/2017) e Programa Pesquisa para o SUS. Gestão compartilhada em saúde FAPEG/SES GO/CNPq/MS DECIT/2017 PPSUS/GO.

O objetivo desse ensaio clínico de cluster foi verificar a efetividade da fortificação com micronutrientes em pó do NutriSUS na prevenção e no tratamento da deficiência de ferro e da anemia em 162 crianças frequentadoras de 10 Centros Municipais de Educação Infantil de Goiânia.

A prevalência de anemia na amostra diminuiu de 13,58 para 1,85% e a deficiência de ferro diminuiu de 21,74% para 7,89%, quando avaliada a ferritina sérica e de 66,81 para 38,27%, quando avaliado o receptor solúvel de transferrina.

Nas crianças menores de 24 meses, que são as mais vulneráveis à anemia a intervenção reduziu a prevalência de anemia de 26,0 para 2,7%.

Para conferir o artigo na íntegra acesse: https://www.mdpi.com/2072-6643/13/7/2160