Assistência dietoterápica: responsabilidade do nutricionista
Histórico O curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criado em 1975, juntamente com o curso de Enfermagem, integrando a Faculdade de Medicina desta Instituição de Ensino. O curso teve início em 1976, com a realização do primeiro vestibular, que ofereceu 15 (quinze vagas). Naquele ano, foi criado o Colegiado dos cursos de Enfermagem e Nutrição e em 1977 foi aprovada a criação do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina, aos quais os dois cursos se vinculavam. Posteriormente, em 1981, o curso de Nutrição passou a ser ministrado pelo Departamento de Nutrição da recém – criada Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN) da UFG. A partir da reforma da estrutura administrativa da UFG, a FEN foi desmembrada em duas unidades acadêmicas em dezembro de 1996; uma delas é a atual Faculdade de Nutrição (FANUT). A Faculdade de Nutrição oferece o curso de graduação em Nutrição e dois cursos de Especialização Lato sensu, em Nutrição Social e em Alimentação Institucional. Ministra ainda disciplinas para outros cursos da UFG, como os de Educação Física e Enfermagem, atendendo a uma clientela de 240 (duzentos e quarenta) alunos de graduação e 40 (quarenta) de pós-graduação. Além do ensino, executa e coordena vários projetos de pesquisa e extensão, com ações centradas na articulação entre teoria e prática e integração entre ensino, pesquisa e extensão. No ano de 1998, a FANUT com base na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e considerando que o currículo deve ser a expressão de um projeto pedagógico e da necessidade de romper com o conceito restrito de currículo considerado como grade curricular, implementou sua proposta de reformulação curricular. O curso de Nutrição optou por ter como princípio norteador uma visão ampliada de seu currículo. Nela, currículo é tudo que se desenvolve no curso, isto é, o conjunto de atividades, de experiências, de situações de ensino - aprendizagem vivenciados pelo aluno durante sua formação. Diante da rapidez de evolução do conhecimento, o curso de Nutrição pretende formar um profissional capacitado para atuar com competência técnica e percepção crítica numa sociedade em transformação. O novo profissional deve estar aberto às mudanças, às adaptações, assim como deve ser capaz de dominar, usar e conhecer a tecnologia contemporânea. Criado com 15 (quinze) vagas, o curso de Nutrição logo passou a oferecer 30 vagas anuais. Em 1997, visando democratizar o acesso, suas vagas foram aumentadas para 36 (trinta e seis) e desde 1998 vem oferecendo 40 (quarenta) vagas anuais, estando no limite máximo de oferecimento de vagas, tanto no que se refere ao espaço físico quanto no de recursos humanos disponíveis.
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Source: CFN