Ações Afirmativas na Faculdade de Nutrição da UFG

A Faculdade de Nutrição da UFG (FANUT/UFG) se preocupa com a igualdade de oportunidades e com o combate às desigualdades. Pensando nisso tem tomado medidas efetivas para a implementação das ações afirmativas na UFG.

O que são Ações Afirmativas?

As Ações Afirmativas são medidas de política pública que visam propiciar a igualdade de oportunidades e combater estruturas de desigualdades. Nas universidades públicas, as Ações Afirmativas se consolidam por meio da Lei nº 12.711/2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012. Em 20 de abril de 2017, essa Lei foi modificada pela Lei nº 13.049, decreto nº 9.034.

Assim, a distribuição de vagas nas universidades públicas corresponde a reserva de 50% para os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dessa porcentagem, os alunos autodeclarados negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência terão o número de vagas proporcionais ao quantitativo populacional da unidade federativa onde está instalada a instituição, segundo o último Censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Essa Lei notifica também que metade das vagas são para estudantes de escolas públicas com renda per capita mensal igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos.

Ações afirmativas implementadas pela FANUT/UFG

A Faculdade de Nutrição da UFG (FANUT/UFG), desde a implementação das ações afirmativas na UFG, vem acompanhando por meio de pesquisas, os estudantes ingressos no curso no que se refere a caracterização, intervenção e monitoramento dessa política pública. Esse trabalho é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas da Ação Afirmativa (GEPAA). O grupo é composto por professores, técnico de assuntos educacionais, estudantes de graduação da iniciação científica e pós-graduação.

Os resultados das pesquisas direcionam o núcleo gestor pedagógico da FANUT na consolidação da política e na permanência dos estudantes na instituição. Ou seja, permite uma maior aproximação das dificuldades e demandas dos estudantes, em especial os ingressos por Ações Afirmativas, na caracterização do ambiente educacional, no acolhimento, na adaptação e na proposição de medidas de intervenção.

Venha conhecer o GEPAA e fazer parte da equipe na construção de uma FANUT mais inclusiva!!