imagem-joao-mota-aspen-2025-2

Professor João Mota é destaque na ASPEN 2025 com pesquisa sobre microbiota e constipação funcional

O Professor apresentou sua pesquisa e recebeu o prestigiado prêmio International Abstract of Distinction. 

A ASPEN Nutrition Science & Practice Conference 2025, realizada entre os dias 22 e 25 de março em Columbus, Ohio, foi palco de importantes avanços na nutrição clínica. Um dos destaques do evento foi o Professor Dr. João Mota, da Faculdade de Nutrição da UFG, que apresentou sua pesquisa e recebeu a prestigiada premiação International Abstract of Distinction. O prêmio é concedido aos melhores trabalhos científicos da conferência.

imagem-joao-mota-aspen-2025-2

O estudo, intitulado "Exploring Clinical Outcomes and Microbiota Modulation by Probiotic Therapy in Functional Constipation: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial", investiga os impactos da terapia probiótica na constipação funcional. O trabalho foi desenvolvido como parte do projeto de mestrado de Lorena Charife, com a participação das discentes Andressa Lima, Karoline Silva, Amanda Santos, Ludimila Cintra (doutorado) e Jordana Godinho-Mota (pós-doutorado), além da professora Luciana Bronzi.

Além disso, o projeto contou com colaborações nacionais dos professores José Luiz (UFPB) e Gabriel Fernandes (Fiocruz/MG) e colaboração internacional de Jens Walter, do APC Microbiome Ireland.

A apresentação ocorreu no dia 23 de março, durante a sessão de pesquisas sobre Nutrição e Metabolismo, que abordou temas como conceitos gastrointestinais, obesidade e metabolismo.

imagem-joao-mota-aspen-2025

Promovida pela American Society for Parenteral and Enteral Nutrition, a ASPEN 2025 reuniu especialistas de renome mundial para discutir os avanços na área. O reconhecimento ao trabalho do Professor João Mota reforça a relevância da pesquisa brasileira no cenário internacional e destaca a excelência acadêmica da UFG.