ivenpssan

IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar

Evento

http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=14181

: Goiânia

: 10 a 13 de Setembro 2019

A efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) passa por uma construção intersetorial e interdisciplinar, em que a construção e a socialização do conhecimento são elementos estruturantes. O Brasil nas últimas décadas conquistou importantes resultados na redução da insegurança alimentar e nutricional incluindo a fome, em decorrência da adoção de um conjunto de políticas de incentivo a alimentação adequada e saudável e promoção e proteção à Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN). Esses avanços decorrem de ações intersetoriais, associadas a um permanente diálogo com pesquisadores e com a sociedade civil. Contudo, vivemos ainda em um país muito desigual com diferenças importantes no acesso a bens e serviços, principalmente em relação a gênero, etnia e a distribuição regional. Esse contexto leva a expressão da insegurança alimentar e nutricional, seja leve, moderada ou grave. Destacamos ainda a agravante situação da ocorrência de sobrepeso e da obesidade, inseridas no fenômeno crescente de aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em nosso país. Compreender e debater estratégias de atuação sobre esse complexo cenário é fundamental para a SSAN da população brasileira.

 

A realização do IV Encontro Nacional e I Encontro Goiano de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional com pesquisadores (as) aponta caminhos, baseados em evidências científicas, aos quais servem de orientação ou reorientação das políticas públicas na área. O IV Encontro também contribui para a reflexão sobre os desafios inerentes à pesquisa em SSAN no Brasil: (1) a amplitude do conceito e a promoção de sua apropriação; (2) o diferencial da pesquisa em SSAN em relação aos demais campos; (3) múltiplos referenciais, incluindo questões geográfica, étnica, de gênero, de renda. Vale observar que o campo do conhecimento em SSAN é relativamente novo, porém consolidado, com vários pesquisadores e pesquisas em todos os estados do Brasil. O tema ganhou muito relevo nos últimos anos, ao ponto do Brasil, em termos de publicações, ser um líder mundial, uma referência.

 

O IV ENPSSAN traz como tema os Paradigmas e desafios para uma ciência cidadã em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Esperamos encontrar a cada uma e um que pesquisa e contribui com a produção do conhecimento em SSAN em setembro, 2019, na cidade de Goiânia-Goiás.

 

Site do evento: http://www.eventos.ufg.br/ivenpssan 

Programação: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/site14181/programacao.pdf 

Banner para download: <clique aqui>

banner-enpssan-2019JPG