janeiro-branco

Janeiro Branco - Quem cuida da mente, cuida da vida

Event

https://siass.ufg.br/e/20494-campanha-janeiro-branco-campus-colemar-natal-e-silva

: Auditório da FEN/FANUT

: January 30, 2018. 12 am - 12 am

: siassufg@gmail.com

Programação

Dia 30 no auditório da FEN/FANUT às 09h00min.

Palestras com:

Ciro Mendes Vargas - Psiquiatra do SIASS/UFG: Preconceito – Um entrave aos cuidados com a Saúde Mental

Robert Veras Pedroso – Psicólogo do SIASS/UFG: Janeiro Branco – Uma perspectiva de atenção à saúde mental 

 

Dia 31 no auditório do Instituto de Física às 09h00min.

Palestras com:

Ciro Mendes Vargas - Psiquiatra do SIASS/UFG: Preconceito – Um entrave aos cuidados com a Saúde Mental

Robert Veras Pedroso – Psicólogo do SIASS/UFG: Janeiro Branco – Uma perspectiva de atenção à saúde mental 

 

Quem cuida da mente, cuida da vida

Estudos apresentados pela OMS e pelo Mistério da Saúde do Brasil indicam que a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, campeã mundial em relação à ansiedade e o 4° colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul (dados de 2017).

Incentivada por profissionais da saúde e todos os grupos que acreditam na experiência de uma Saúde Mental e Emocional de qualidade, a campanha Janeiro Branco é pensada, planejada e projetada para a promoção da saúde emocional, buscando estratégias, políticas públicas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), a promoção da saúde mental envolve ações para criar condições de vida e ambientes que apoiem a saúde mental e permitam às pessoas adotar e manter estilos de vida saudáveis. Um ambiente que respeite e proteja os direitos básicos civis, políticos, socioeconômicos e culturais é fundamental para a promoção da saúde mental.   

A equipe multiprofissional do SIASS/UFG, ressalta a importância da campanha Janeiro Branco e convida todas as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.