Vencedores(as) do Prêmio Henri Nestlé

Acadêmicos orientados por professora da FANUT conquistam o Prêmio Henri Nestlé em duas categorias

Acadêmicos orientados pelos docentes Profa. Dra. Maria Raquel Hidalgo (FANUT/UFG) e Prof. Dr. Manoel Soares Soares Júnior (EA/UFG) venceram em duas categorias da 3ª Edição do Concurso Prêmio Henri Nestlé realizado em São Paulo/SP, com apresentação final e premiação em 30/08/2012  (http://www.nestle.com.br/phn/home.aspx)

1º Lugar na categoria I – Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (concorrendo Trabalhos de Graduação e Pós-Graduação Lato sensu)

Título do Trabalho: Caracterização física, química e tecnológica de resíduos da industrialização de batata  (TCC do Curso de Nutrição/2012)

Autoria: Ludmila Pereira da Silva, Silvana Silva dos Santos, Gilsimeire Morais Bastos, Maria Raquel Hidalgo Campos, Manoel Soares Soares Junior.

2º Lugar na categoria II – Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (concorrendo trabalho de Pós-graduação Stricto sensu)

Título do trabalho: Obtenção de snaks e farinhas pré-gelatinizadas a partir da industrialização da batata: efeito das variáveis de extrusão nas propriedades físicas e funcionais. (Dissertação de Mestrado na PG-CTA/UFG)

Autoria: Gilsimeire Morais Bastos, Maria Raquel Hidalgo Campos, Manoel Soares Soares Junior.

Destaca-se que a dissertação de mestrado da Prof. Ms. Gilsimeire Morais Bastos concorreu na etapa final com as teses de doutorado da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estadual de Campinas e o trabalho de graduação que recebeu 1º lugar também faz parte da sua dissertação.

Estes trabalhos contaram com a parceria da Indústria de Produtos Alimentícios CICOPAL Ltda, que está implantando um sistema para aproveitamento dos resíduos gerados durante o processamento da batata.

Outra aluna do professor Manoel Soares Soares Júnior, a egressa do curso de Engenharia de Alimentos (EA/UFG) Thays Dias, também foi anteriormente premiada no prêmio TOP Estagiário (IEL) em 1º lugar geral no Estado de Goiás e 2º Lugar na categoria média empresa no Brasil, com um trabalho na mesma linha de pesquisa.

Estas pesquisas estão inseridas na Rede FAPEG - Aproveitamento de Resíduos Agro-indústria.

A Mestre Gilsimeire Morais Bastos foi bolsista de Demana Social da CAPES pelo Mestrado em Ciência e Tecologia de Alimentos/UFG

Fonte: Professora Maria Raquel Hidalgo