Perfil nutricional de crianças menores de cinco anos na cidade de Goiânia

Saiba mais sobre a pesquisa.

A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás vem há mais de 30 anos, desenvolvendo pesquisas na área de saúde, particularmente no que diz respeito a hábitos alimentares e o estado nutricional de indivíduos.  Neste ano estamos realizando a pesquisa “Perfil nutricional de crianças menores de cinco anos na cidade de Goiânia”,que tem como objetivo principal investigar o estado nutricional, a anemia e as causas que interferem na saúde e nutrição das crianças menores de cinco anos na cidade de Goiânia.  Esta pesquisa será de base domiciliar, ou seja, as entrevistas serão realizadas nos domicílios das crianças menores de cinco anos, dos setores selecionados. Informações importantes sobre a pesquisa:

• Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Humana e Animal da Universidade Federal de Goiás (protocolo 074/2011).
  • Serão pesquisadas cerca de 1500 crianças menores de cinco anos residentes em diversos bairros de Goiânia, selecionados por sorteio.
  • A pesquisa consiste na aplicação de um questionário, aferição de peso, altura, circunferência da cintura e da pressão arterial da criança.
  • A entrevista, incluindo a realização das medidas, durará cerca de 30 minutos, e deverá ser realizada nos domicílios selecionados em dia e horário que for mais conveniente para a família.
  •  A participação é voluntária; todas as informações obtidas serão confidenciais e privativas; os resultados desta pesquisa serão publicados em relatórios oficiais, revistas e encontros científicos, mas os nomes dos participantes não  serão  divulgados.
  • Ao final da entrevista, o responsável pela criança participante da pesquisa receberá orientações nutricionais de uma alimentação saudável.
  • As entrevistas serão realizadas por acadêmicas devidamente identificadas (camiseta com alogo da pesquisa e identidade).
  • Qualquer dúvida ligar para (62)32096270, ramal 201 ou 204 - Faculdade de Nutrição UFG.
  • Agradecemos antecipadamente e nos colocamos à disposição para elucidar possíveis dúvidas.

Atenciosamente,

Profª Drª Maria do Rosário G. Peixoto