Pesquisas da FANUT recebem Prêmio Henri Nestlé Nutrição e Saúde

Pesquisas da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás sobre culinária goiana e amêndoa de baru recebem o Prêmio Henri Nestlé Nutrição e Saúde. No total, 247 trabalhos de todas as universidades brasileiras concorreram ao prêmio

A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (Fanut-UFG) teve dois trabalhos premiados no Prêmio Henri Nestlé Nutrição e Saúde, 1ª edição. A UFG e a USP foram as únicas Universidades com mais de um trabalho premiado. O prêmio teve divulgação nacional e os trabalhos foram escolhidos dentre 247 inscritos para concorrer ao prêmio, de todas as universidades do país.

 

Os trabalhos da Faculdade de Nutrição, premiados na categoria I (graduando, graduado, pós-graduando lato sensu, pós-graduado lato sensu), foram:
  • 2º lugar na área de Nutrição em Saúde Pública, com o trabalho “Culinária goiana modificada para uma alimentação saudável: caracterização nutricional e sensorial”, de autoria da professora substituta da Fanut, Ana Clara Martins e Silva, nutricionista Ana Cláudia Andrade Ferreira Lima e Profª Drª Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira. O trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Consultoria Alimentare Nutricional da Fanut/UFG, Turma 2006-2007.
  • 3° lugar na área de Tecnologia e Bioquímica de Alimentos, com o trabalho “Qualidade nutricional da amêndoa de baru de diferentes plantas nativas do cerrado em relação ao amendoim”, de autoria da nutricionista Daniela Canuto Fernandes, nutricionista Thaís Regina Louzada Cunha e Profª Drª Maria Margareth Veloso Naves. A pesquisa foi desenvolvida como projeto de Iniciação Científica, PIBIC 2006-2007.

O Prêmio Henri Nestlé é uma iniciativa da Nestlé Brasil e tem como objetivo o incentivo à pesquisa científica desenvolvida por profissionais e estudantes ligados às áreas relacionadas à nutrição, saúde e bem-estar.

Os trabalhos foram inscritos em três áreas – Tecnologia e Bioquímica de Alimentos, Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Clínica e Hospitalar – e em duas categorias – graduado/pós-graduado lato sensu e pós-graduado stricto sensu/pós-doutorado. Os trabalhos considerados aptos a concorrer passaram por três etapas classificatórias, com avaliação do resumo, do trabalho completo e da apresentação oral para uma banca composta por três dos seguintes pesquisadores renomados nas áreas de alimentos e nutrição, membros da comissão científica do Prêmio: professores doutores Durval Ribas Filho, Gláucia Maria Pastore, José Ernesto dos Santos, Lilian Cuppari, Maria Cristina Gonzáles, Roseli Oselka Saccardo Sarni, Sílvia Franciscato Cozzolino, Sônia Tucunduva Philippi e Delia B. Rodriguez-Amaya.
A etapa final do concurso ocorreu entre os dias 19 a 20 de junho na nova sede da Nestlé, em São Paulo, onde houve a apresentação oral dos trabalhos e a entrega dos prêmios em cerimônia especial. A Nestlé financiou todas as despesas de estadia, deslocamento e viagem do autor principal e de um co-autor de cada trabalho selecionado.

Fonte: site extudantes Ufg