Assistência dietoterápica: responsabilidade do nutricionista

Histórico

O curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criado em 1975, juntamente com o curso de Enfermagem, integrando a Faculdade de Medicina desta Instituição de Ensino. O curso teve início em 1976, com a realização do primeiro vestibular, que ofereceu 15 (quinze vagas). Naquele ano, foi criado o Colegiado dos cursos de Enfermagem e Nutrição e em 1977 foi aprovada a criação do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Medicina, aos quais os dois cursos se vinculavam.

Posteriormente, em 1981, o curso de Nutrição passou a ser ministrado pelo Departamento de Nutrição da recém – criada Faculdade de Enfermagem e Nutrição (FEN) da UFG. A partir da reforma da estrutura administrativa da UFG, a FEN foi desmembrada em duas unidades acadêmicas em dezembro de 1996; uma delas é a atual Faculdade de Nutrição (FANUT).

A Faculdade de Nutrição oferece o curso de graduação em Nutrição e dois cursos de Especialização Lato sensu, em Nutrição Social e em Alimentação Institucional. Ministra ainda disciplinas para outros cursos da UFG, como os de Educação Física e Enfermagem, atendendo a uma clientela de 240 (duzentos e quarenta) alunos de graduação e 40 (quarenta) de pós-graduação. Além do ensino, executa e coordena vários projetos de pesquisa e extensão, com ações centradas na articulação entre teoria e prática e integração entre ensino, pesquisa e extensão.

No ano de 1998, a FANUT com base na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e considerando que o currículo deve ser a expressão de um projeto pedagógico e da necessidade de romper com o conceito restrito de currículo considerado como grade curricular, implementou sua proposta de reformulação curricular. O curso de Nutrição optou por ter como princípio norteador uma visão ampliada de seu currículo. Nela, currículo é tudo que se desenvolve no curso, isto é, o conjunto de atividades, de experiências, de situações de ensino - aprendizagem vivenciados pelo aluno durante sua formação.

Diante da rapidez de evolução do conhecimento, o curso de Nutrição pretende formar um profissional capacitado para atuar com competência técnica e percepção crítica numa sociedade em transformação. O novo profissional deve estar aberto às mudanças, às adaptações, assim como deve ser capaz de dominar, usar e conhecer a tecnologia contemporânea.

Criado com 15 (quinze) vagas, o curso de Nutrição logo passou a oferecer 30 vagas anuais. Em 1997, visando democratizar o acesso, suas vagas foram aumentadas para 36 (trinta e seis) e desde 1998 vem oferecendo 40 (quarenta) vagas anuais, estando no limite máximo de oferecimento de vagas, tanto no que se refere ao espaço físico quanto no de recursos humanos disponíveis.

Fonte: CFN