noticia7496.jpg

FANUT FOI PREMIADA NO CONCURSO HENRI NESTLÉ

Pesquisas sobre culinária Goiana e amêndoa de baru da Faculdade de Nutrição da UFG são premiadas em concurso nacional de nutrição e saúde.

PESQUISAS SOBRE CULINÁRIA GOIANA E AMÊNDOA DE BARU DA FACULDADE DE NUTRIÇÃO DA UFG SÃO PREMIADAS EM CONCURSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO E SAÚDE

A Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT-UFG) teve dois trabalhos premiados no Prêmio Henri Nestlé Nutrição e Saúde, 1ª edição. Vale destacar que a UFG e a USP foram as únicas Universidades com mais de um trabalho premiado.
O Prêmio Henri Nestlé foi uma iniciativa da Nestlé Brasil com o objetivo de incentivar a pesquisa científica desenvolvida por profissionais e estudantes ligados às áreas relacionadas à nutrição, saúde e bem-estar. Os trabalhos foram inscritos em três áreas – Tecnologia e Bioquímica de Alimentos, Nutrição em Saúde Pública e Nutrição Clínica e Hospitalar – e em duas categorias – graduado/pós-graduado lato sensu e pós-graduado stricto sensu/pós-doutorado. Os trabalhos considerados aptos a concorrer passaram por três etapas classificatórias, com avaliação do resumo, do trabalho completo e da apresentação oral para uma banca composta por três dos seguintes pesquisadores renomados nas áreas de alimentos e nutrição, membros da comissão científica do Prêmio: Professores doutores Durval Ribas Filho, Gláucia Maria Pastore, José Ernesto dos Santos, Lilian Cuppari, Maria Cristina Gonzáles, Roseli Oselka Saccardo Sarni, Sílvia Franciscato Cozzolino, Sônia Tucunduva Philippi e Delia B. Rodriguez-Amaya.
A etapa final do concurso ocorreu entre os dias 19 a 20 deste mês na nova sede da Nestlé, em São Paulo, onde houve a apresentação oral dos trabalhos e a entrega dos prêmios em cerimônia especial. A Nestlé financiou todas as despesas de estadia, deslocamento e viagem do autor principal e de um co-autor de cada trabalho selecionado.
Os trabalhos da Faculdade de Nutrição, premiados na categoria I (graduando, graduado, pós-graduando lato sensu, pós-graduado lato sensu), foram:
·        2º lugar na área de Nutrição em Saúde Pública, com o trabalho “Culinária goiana modificada para uma alimentação saudável: caracterização nutricional e sensorial” de autoria da nutricionista, ex-aluna e atual Profª substituta da FANUT, Ana Clara Martins e Silva, nutricionista Ana Cláudia Andrade Ferreira Lima e Profª Drª Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira (orientadora). O trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Consultoria Alimentar e Nutricional da FANUT/UFG, Turma 2006-2007.
·        3° lugar na área de Tecnologia e Bioquímica de Alimentos, com o trabalho “Qualidade nutricional da amêndoa de baru de diferentes plantas nativas do cerrado em relação ao amendoim”, de autoria das nutricionistas, ex-alunas da FANUT Daniela Canuto Fernandes e Thaís Regina Louzada Cunha e Profª Drª Maria Margareth Veloso Naves (orientadora). A pesquisa foi desenvolvida como projeto de Iniciação Científica, PIBIC 2006-2007.

O prêmio teve divulgação nacional e os trabalhos foram escolhidos entre 247 trabalhos selecionados para concorrer ao prêmio, de todas as universidades do país.

Prêmio Henri Nestlé 2008 - Nutrição e SaúdeAlunos e Professor PrêmiadosBanca Saúde Pública
Banca Saúde Pública

Fonte: Fanut